domingo, 17 de abril de 2011

Trabalhando as Novas Mídias - O You Tube - História do Brasil

Costumo sempre usar vídeos do You Tube e incentivar os alunos ao chegarem em casa mostrar para seus pais, irmãos ou amigos, em sua casa ou em uma lan house. Esta semana conclui um assunto de história que tratava das grandes navegações e sobre o achamento do Brasil. Vimos vários personagens, discutimos sobre as versões do “descobrimento” do Brasil, sobre a vida nas embarcações, sobre as pessoas que embarcaram com Cabral, sobre o objetivo da viagem, entre outros assuntos.

Para a conclusão do trabalho apresentei aos alunos o vídeo Pindorama do grupo Palavra Cantada acessado em 08/04/11.




Antes de passar o vídeo entreguei aos alunos a letra da música e discutimos o que estava ali, levantei alguns questionamentos:

# perguntei sobre que personagens da nossa história eles podiam observar nesse texto;
# se este texto tinha alguma relação com as nossas aulas.




A medida que levantava os questionamentos aparecia outros, e assim proporiciamos algumas discussões e também esclarecemos algumas duvidas. Logo após, passei o vídeo e quando perceberam que o texto se tratava de uma música os alunos ficaram encantados. Ao visualizar as imagens eles identificaram várias situações que discutimos em sala de aula. Fizemos algumas pausas e voltamos algumas partes para um melhor entendimento. Os alunos cantaram a música e eu falei que havia baixado o vídeo da internet, então mostrei para eles como procurar vídeos no You Tube.
Ao chegar em casa, motivadíssima com uma o sucesso da aula, fiquei imaginando como motivá-los ainda mais, então fui para a internet e comecei a procurar ideias de atividades, então no prórpio You Tube encontrei um vídeo feito a partir de um trabalho dos alunos do 6º ano B no ano de 2008 da escola Vicente Ferreira dos Santos em Araras/SP.

acessado em 14/04/2011.


Este trabalho foi interessantíssimo, serve de dica e me fez refletir sobre as ideias para complementar o meu trabalho.

Formação Continuada





CURSO GRATUITO SOBRE SUSTENTABILIDADE


O Curso Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental é uma ferramenta de reflexão acerca da Sustentabilidade que serve de apoio a professores do Ensino Fundamental. O Walmart demonstra sua preocupação com o planeta e seus viventes disponibilizando uma série de meios multiplicadores que colaboram na expansão de ideias e hábitos que garantam uma vida mais sustentável, como este curso gratuito elaborado em parceria com o FGV Online.

Objetivo
Analisar o papel do professor na sustentabilidade e propor ideias, análises, vídeos e uma série de outros materiais que o ajudarão a levar uma nova prática de vida aos seus alunos em sala de aula e fora dela também.
O curso é gratuito, oferecido pela FGV on line, e para se increver basta apenas acessar o link abaixo:
Sustentabilidade - 5 horas - gratuito



Fonte Blog: Banco de Atividades

Dicas de Blogs

Gostaria de destacar mais um blog: Entrou Aprendeu. Este blog possui várias explicaçãoes sobre conteudos atuais das diversas áreas do conhecimento educacional. Não deixem de visitar!!!

Dicas de sites



Olá gostaria de compartilhar com vocês alguns sites que não podemos deixar de visitar:

# Recreio Online
# Biblioteca Domínio Público
# Jogos Geográficos
# Todos os PCN's do Ensino Fundamental
# Contando Histórias

Espero que acessem e aproveitem muuuuuiiitooooo!!!!!
Um Cheiro!!!

Dicas de Blogs



Navegando pela net encontrei este blog simplesmente:
M A R A V I L H O S O!!!!
Com várias ideias interessantes!!!

Eu indico...